top of page

Conflito de gerações: é mesmo sobre idade?

Foto do escritor: Soraya RaydanSoraya Raydan

Pense bem: será que o chamado "conflito de gerações" depende exclusivamente da idade?


Soraya Raydan com os alunos do CEFET-MG

Será que o chamado "conflito de gerações" é apenas uma questão de idade? Acho que não. Convivo com pessoas de diversas faixas etárias e, como Analista Comportamental, percebo algo mais profundo: um comando emocional que é capaz de criar conexões entre pessoas de diferentes épocas e vivências.


Um exemplo poderoso disso é a relação entre avós e netos. Apesar das limitações físicas, como dores lombares, os avós não medem esforços para brincar, rir e aproveitar momentos com seus netos. Isso mostra que o desejo de se relacionar é o verdadeiro motor das interações.


Você já parou para pensar sobre isso? Está disposto a encarar esse desafio?


A linguagem, por si só, nunca será uma barreira. O sentimento é a verdadeira ponte. A empatia nasce das afinidades, e estas, por sua vez, surgem da curiosidade. Quando nos fechamos para o outro, nos isolamos, tornando-nos ilhas cercadas por águas de solidão.


Mas, quando nos abrimos, temos a oportunidade de nos rejuvenescer com as trocas de experiências e afetos. A vida é feita de encontros e reencontros, e limitar essas conexões é restringir o próprio aprendizado.


Deixe-se surpreender! Esteja aberto para a vida. Comunicar é querer encontrar o outro.

bottom of page