Déficit de engenheiros se agrava e força mudanças no ensino da engenharia no Brasil
- Blog do Jobs
- 27 de mai.
- 2 min de leitura
Com apenas 6% dos universitários em cursos de engenharia, setor da construção civil sente impacto da escassez de profissionais qualificados.

Quem empreende ou trabalha com construção civil sabe: engenheiros qualificados são figuras cada vez mais escassas no Brasil.
Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas aponta que 82% das empresas da construção estão com dificuldade de contratar novos trabalhadores.
👷 Profissional com experiência então? Está mais difícil ainda de encontrar; 70% dos empresários dizem que não conseguem mão de obra qualificada.
Um dos motivos: Apenas 6% dos universitários brasileiros estão matriculados em cursos de Engenharia.
Mas não é só isso... Segundo o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), entre 2014 e 2020, houve uma queda de 44,5% nas matrículas em cursos presenciais de engenharia nas universidades particulares.
Esse déficit contrasta com a crescente demanda em áreas como engenharia de software, ambiental e civil. Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado em 2023, estima que o Brasil tenha um déficit de 75 mil engenheiros.
E mudanças vem ai… o MEC não vai mais aceitar cursos de engenharia 100% EAD. Nesta terça-feira, o Ministério publicou portarias com regras específicas para o curso de Engenharia. Essas áreas poderão ser oferecidas na modalidade semipresencial, mas terão carga horária presencial maior do que outras.
O que é o curso semipresencial? É uma modalidade que deverá ter pelo menos 40% de atividades presenciais e 20% de atividades presenciais ou síncronas mediadas. Os demais 40% das horas poderão ser remotas, sem transmissão ao vivo.
➡️ Diante desse cenário, fica cada vez mais evidente que atrair, desenvolver e reter engenheiros qualificados exige estratégia — e começa com uma gestão de pessoas alinhada às reais necessidades do setor. Se a sua empresa está enfrentando dificuldades para encontrar ou manter bons profissionais, converse com o LigaJobs. Atuamos com recrutamento especializado e soluções sob medida para o setor da construção. Vamos juntos superar esse desafio?